27 de junho de 2011

Ser Masculino.

       "Tendo como foco comportamentos e valores que estão atravessados na história dos homens, quero compartilhar algumas das minhas reflexões, observações e questionamentos sobre o universo masculino:
Os homens desde pequenos tem sua masculinidade colocada à prova.A velha história..."você tem que mostrar que é homem". Parece que características como ternura e sensibilidade não são considerados adequadas e devem ser descartadas  da educação de um menino.O homem é caracterizado por seu espírito destemido e ousado, por sua força e determinação.
    Tudo que é considerado feminino deve ser rejeitado pelos meninos.
É como se brincar com brinquedos considerados de meninas fosse comprometer sua masculinidade.Na infância escutam com frequência : "menino não brinca de boneca!" Mas quando se tornam adultos são cobrados a trocar fraldas, dar papinha aos filhos ou colocá-los para dormir.
     Os homens devem sempre camuflar seus sentimentos.É difícil escutar um homem dizer "estou magoado", eles dizem "estou puto da vida!" É como se alguns sentimentos fossem mais apropriados para as mulheres e não "caísse bem" para a classe masculina. 
      Intimidade masculina.Outro assunto que me inquieta.Já reparou como os homens são comedidos? Sempre se cumprimentam com aquele frio tapinha nas costas.É raro homens se abraçando de verdade.Beijar então! raridade os que permitem essa aproximação.Talvez alguns poucos pais e filhos.Muito curioso, não? Quando pequenos, bem pequenos, se abraçam e se beijam...sem nenhum problema!
      Competitividade.Desde pequenos os garotos são estimulados a competir.Estão sempre dispostos a vencer grandes desafios. Quase não pedem ajuda. Crescem com esse fardo! São poucos os que admitem seus medos e angústias. Como deve ser cansativo bancar o auto-suficiente!

    ...Mas já tive o privilégio de ver alguns homens mostrarem seus anseios e limites, suas dores e verdadeiros desejos. Momentos onde certas máscaras eram retiradas revelando a beleza de suas singularidades."

Nenhum comentário:

Postar um comentário